ONLINE E AO VIVO - NEGOCIAÇÃO E COMPRAS - NEGOCIANDO COM FORNECEDORES - “TRANSFORMANDO CONFRONTO EM COOPERAÇÃO”
Demonstrar ao profissional que existem formas de negociar e identificar a que é mais adequada nas diferentes situações encontradas todos os dias.
Motivação: Dentro de um cenário competitivo e onde globalização exige sinergias (parcerias), é evidente a importância da NEGOCIAÇÃO na busca de novos acordos, novas possibilidades de realizar contratos e como uma fonte no desenvolvimento de Vantagem Competitiva.
Profissionais que já atuam na área e que buscam reciclar conceitos.
Profissionais que estão iniciando suas atividades no setor de compras e necessitam ter uma visão geral do processo de negociação.
GESTÃO DE COMPRAS
1) INTRODUÇÃO
- A Importância do Sub Sistema “Suprimentos” na Estratégia da Empresa
- Função do Comprador
- Perfil do Comprador 4.0 (Soft Skills e Hard Skills)
- Desafios do Comprador 4.0
2) PROCESSO DE COMPRAS
- Requisição de compras (identificando a demanda)
- Pedido de Compras (Efeitos administrativos e legais)
3) RFP / RFI / RFQ . O QUE SÃO, QUANDO E COMO UTILIZAR.
- RFP (Request for Proposal) “Solicitação Técnico/
- RFQ (Request For Quotation), Elaboração e Equalização”
- RFI(Request for Information) utilizado na identificação de soluções
4) GESTÃO DE FORNECEDORES
- IQF’s. e KPI’s Indicadores de Avaliação e Desempenho
- Matriz KRALJIC: conceito, aplicação e como montar uma matriz
- Critérios de Classificação e ações a serem tomadas
- Matriz de Riscos SRA – (Supplier Risk Assessment)
5) Estratégia Suprimentos – Abordagem ao Mercado.
- Global Sourcing
- RFI (Request for Information) utilizado para posicionamento estratégico
6) Soluções Tecnológicas
- E-Procurement, (Leilões de Compras e Reverso)
- Outsourcing: vantagens e desvantagens
7) GESTÃO DE COMPRAS
- TCO (Custo total de obtenção)
- Cost Avoidance ou custo evitado
- Lote Econômico de Compra
- Fluxo de Caixa x Capital de Giro e Condição de Pagamento Médio
- O preço negociado e o efeito sobre a Margem de Lucro
- KPI’s. Indicadores de Desempenho do setor de compras
- Exercícios.
NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES
“Vencedores” não são somente competentes, mas obtêm o que desejam, por meio da negociação.
1) NEGOCIAÇÃO EM COMPRAS
- Conceito de Negociação
- Importância da Comunicação Verbal e Corporal nas negociações
- As três fases da Negociação (Planejamento – Execução – Controle)
1)TIPOS E CARACTERÍSTICAS DA NEGOCIAÇÃO
- Competitiva (Ganha-Perde)– Cooperativa (Ganha-Ganha)
3) ÉTICA EM COMPRAS
- Conduta Ética
Jone Agostinho Cutti
Formado em Administração de Empresas pela UniFai, Pós–Graduado em Administração da Produção e Pós-Graduado em Logística Empresarial pela FEI, Mestre em Administração de Empresas - “Inovações e estratégias” pela UNICID. Consultor e Professor titular das disciplinas: Planejamento da Produção (PPCP), Logística Empresarial e Integrada, Supply Chain, Transporte e Qualidade na Universidade São Judas Tadeu(Curta Duração), FMU (Tecnológico) e FAAP(Pós-Graduação) Atuou mais de 20 anos em diversos segmentos em empresas de grande, médios e pequenos portes nas áreas de produção e logística Integrada/Supply Chain. Ministra treinamentos pela EP Treinamentos em todo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.